Projeto MÃE TERRA é um projeto fixo das unidades, que iniciou em 2017 e está ativo até a data de hoje. O projeto consiste em despertar em todos os envolvidos o interesse pela natureza. Com o objetivo de desenvolver com as crianças, as ações e posturas responsáveis diante de problemas naturais e ambientais.

Todas as ações deste projeto estão relacionadas com os compromissos que a nação brasileira é signatária das ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um programa criado pela ONU, apresentada em 1972 (na conferência de Estocolmo – Suécia) – (https://www.un.org/sustainabledevelopment/decade-of-action/)

 

 

ODS – OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil. (https://www.un.org/en/) 

https://brasil.un.org/pt-br/sdgs 

A atual Administração do Núcleo Assistencial Anália Franco – NAAF está plenamente empenhada com os objetivos 2 e 4 do Desenvolvimento Sustentável 0 ODS da ONU.

 

   
Objetivo 2:  “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e
melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.”

2.1 Até 2030, acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano

2.2 Até 2030, acabar com todas as formas de desnutrição, incluindo atingir, até 2025, as metas acordadas internacionalmente sobre nanismo e caquexia em crianças menores de cinco anos de idade, e atender às necessidades nutricionais dos adolescentes, mulheres grávidas e lactantes e pessoas idosas.

 

 

   
Objetivo 4:  “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e
promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.”

4.2 Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário

 

 

A horta comunitária (agricultura urbana) é uma das ações práticas e integradas ao projeto pedagógico, que tem como finalidade principal, estabelecer uma relação de aprendizado das crianças com a terra e com as plantas (objetivo 4 da ODS). Além disso, deverá fornecer alimentação complementar, enriquecendo a nutrição, sobretudo, as crianças em situação de vulnerabilidade social (objetivo 2 da ODS).

 

 

Um ano atrás (2019) começou assim:

 

 

 

 

 

 

 

     

Hoje o projeto horta comunitária virou realidade (2020), saiu do papel para se tornar um sonho realizado:

    

A horta comunitária só foi possível  com a participação de voluntários – pais, professores, ex-alunos, profissionais, empresários – e a comunidade do bairro. Todos apoiaram e contribuíram de maneira significativa.